Acordos e parcerias

Atualmente, o PPGSN possui um convênio registrado na Diretoria de Relações Internacionais com o Centre for Addiction and Mental Health (CAMH), em Toronto, Canadá (número do processo SEI).

Além disso, o programa tem se destacado no desenvolvimento de projetos multicêntricos, como:

Saúde Urbana para a América Latina (SALURBAL), que envolve instituições de prestígio nos EUA, México, Argentina e Guatemala, resultando em como os ambientes urbanos afetam a saúde e a sustentabilidade.
 

Global Burden of Disease (GBD), uma parceria internacional que conecta pesquisadores dos EUA e Moçambique, contribuindo para a avaliação de métricas de saúde e carga global de doenças

Com a criação do curso de doutorado em 2019, o PPGSN fortaleceu suas colaborações internacionais e continua buscando novas parcerias para projetos inovadores, promovendo avanços científicos e tecnológicos.

Parcerias Estabelecidas:

Centre for Addiction and Mental Health (CAMH) – Canadá

Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) – University of Washington (EUA)

Drexel University (EUA), Instituto Nacional de Salud Pública (México), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e CIIPEC/INCAP (Guatemala) – Projeto SALURBAL

Universidade de Navarra (Espanha)

Karolinska Institutet (Suécia) e Universidad de Antioquia (Colômbia)

University of North Florida (EUA) e The University of Western Australia (Austrália)

Epidemiology and Disease Control Division/Malaria Program Management Unit (Nepal) e Instituto de Química Rosario/CONICET (Argentina)

Universidad de Granada e Universidad de Navarra (Espanha)

Asociación Nacional de los Agricultores Pequeños (ANAP) – Cuba

O PPGSN segue expandindo sua rede de cooperação internacional, consolidando-se como um programa de excelência científica e impacto global.

 

1) Saúde Urbana para a América Latina (SALURBAL) – Parceria Internacional

O projeto Saúde Urbana para a América Latina (SALURBAL) é uma iniciativa internacional que investiga como os ambientes urbanos afetam a saúde e a sustentabilidade na região.

A Profa. Mariana de Carvalho Menezes e a discente de doutorado Irene Carolina Justiniano representam o PPGSN nessa rede de pesquisa, contribuindo para estudos de alto impacto científico em parceria com instituições de prestígio global, como:

Drexel University (Filadélfia, Pensilvânia, EUA)

Instituto Nacional de Salud Pública (INSP) (México)

Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)
 

Centro para la Prevención de Enfermedades Crónicas (CIIPEC) del INCAP (Guatemala)
 

Essas colaborações possibilitam o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre saúde urbana e doenças crônicas, promovendo avanços na política pública e sustentabilidade urbana em países da América Latina.

2) Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) – University of Washington

O Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), vinculado à University of Washington, é uma das principais instituições globais dedicadas à avaliação de métricas de saúde e carga global de doenças.

3) Centre for Addiction and Mental Health (CAMH) – Toronto, Canadá

O Centre for Addiction and Mental Health (CAMH), localizado em Toronto, Canadá, é um dos principais centros de pesquisa em saúde mental e dependência do mundo.

O Prof. Albená Nunes, do PPGSN, mantém uma colaboração ativa com o CAMH, resultando em publicações científicas relevantes. Entre elas, destaca-se o artigo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (DOI: 10.3390/ijerph18105155), fruto do trabalho conjunto entre um egresso do PPGSN e uma equipe internacional.

4) Epidemiology and Disease Control Division/Malaria Program Management Unit – Kathmandu, Nepal & Instituto de Química Rosario, CONICET – Argentina

O Prof. André Talvani colabora com pesquisadores do Epidemiology and Disease Control Division/Malaria Program Management Unit, em Kathmandu, Nepal, contribuindo para estudos sobre epidemiologia e controle de doenças infecciosas.

Além disso, ele desenvolve projetos conjuntos com o Instituto de Química Rosario, CONICET, na Argentina, ampliando a atuação do PPGSN em pesquisas voltadas para a saúde global e doenças tropicais.

5) Universidade de Navarra (UNAV) e Universidad de Granada– Espanha

A Universidade de Navarra (UNAV) é uma instituição de prestígio internacional, reconhecida por sua excelência em pesquisas na área da saúde e nutrição, com destaque para estudos epidemiológicos de grande impacto, como o SUN (Seguimiento Universidad de Navarra) e o PREDIMED (Prevenção de Doenças com Dieta Mediterrânea).

A Profa. Adriana Meireles e a Profa. Júlia Carraro, do PPGSN, mantêm colaborações científicas com as pesquisadoras Maira Bes Rastrollo e Estefanía Ainhoa Toledo Atucha, do Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad de Navarra, promovendo pesquisas na área de saúde pública e prevenção de doenças crônicas.

A Profa. Júlia Carraro mantém parcerias internacionais com o Instituto de Neurociências da Universidad de Granada, onde contribui para estudos sobre saúde cerebral e metabolismo.
Essas parcerias fortalecem a internacionalização do PPGSN, permitindo a troca de conhecimentos sobre alimentação, epidemiologia nutricional e saúde pública.

6) Karolinska Institutet (KI) – Suécia & Universidad de Antioquia – Colômbia

A Profa. Raquel de Deus fortalece a presença do PPGSN em importantes redes de pesquisa global, com colaborações ativas com:

Karolinska Institutet (KI), na Suécia, uma das universidades médicas mais prestigiadas do mundo, conhecida por seu papel na seleção do Prêmio Nobel de Medicina.

Universidade de Antioquia, na Colômbia, contribuindo para estudos sobre nutrição e saúde pública na América Latina.
 

7) University of North Florida – EUA & The University of Western Australia – Austrália

A Profa. Sônia Figueiredo expande a internacionalização do PPGSN por meio de parcerias estratégicas com:

University of North Florida (EUA), onde colabora em pesquisas na área de nutrição e saúde.

The University of Western Australia, fortalecendo projetos voltados para saúde global e epidemiologia nutricional.
 

8) Asociación Nacional de los Agricultores Pequeños (ANAP) – Cuba

A Profa. Mª Cristina Passos desenvolve um trabalho relevante com a Asociación Nacional de los Agricultores Pequeños (ANAP), em Cuba, promovendo estudos sobre segurança alimentar, sustentabilidade e impacto das práticas agrícolas na saúde pública.

Essas colaborações reforçam o compromisso do PPGSN com a pesquisa de excelência e a cooperação científica global, permitindo que seus discentes e docentes estejam integrados a redes acadêmicas internacionais de grande impacto.