Autoavaliação

Para o quadriênio 2021-2024, o PPGSN estabeleceu as seguintes metas, reforçando sua vocação regional: (i) consolidar o curso de doutorado, aprovado em 2019; (ii) aumentar as publicações qualificadas dos docentes e vinculadas aos discentes, promovendo visibilidade para pesquisas com foco nas demandas regionais; (iii) ampliar a aprovação de projetos de pesquisa em editais de fomento; (iv) elevar o número de projetos que avaliam políticas e programas de saúde, alimentação e nutrição, com impacto local; (v) expandir parcerias e convênios internacionais, incentivando a mobilidade acadêmica; (vi) implementar estratégias de autoavaliação em consonância com o planejamento estratégico da UFOP; (vii) otimizar o uso de recursos financeiros por meio de defesas por videoconferência, visando o investimento em publicações de alta qualificação; e (viii) aprimorar os indicadores para obter a nota 5, consolidando o PPGSN como um programa de referência para o desenvolvimento regional e nacional.

 

Para potencializar o alcance das metas estabelecidas e maximizar a performance nas avaliações quadrienais, o PPGSN implementou um processo de Autoavaliação, fundamental para o contínuo aprimoramento da qualidade acadêmica e institucional. Este processo é conduzido por seis comissões: Autoavaliação Discente, Autoavaliação Docente, Acompanhamento de Egressos, Acolhimento, Disciplinas e Estratégica de Fortalecimento.

 

Essas comissões desempenham um papel crucial na análise contínua e detalhada do Programa, realizando atividades regulares e elaborando relatórios que evidenciam tanto as potencialidades quanto as áreas de melhoria. Com base nesses relatórios, o PPGSN implementa ações estratégicas direcionadas ao fortalecimento do curso e ao desenvolvimento dos pós-graduandos. Dentre as iniciativas promovidas, destacam-se:

 

  • Cursos de curta duração voltados para o desenvolvimento de competências essenciais, como ferramentas acadêmicas e habilidades profissionais, destinados aos mestrandos e doutorandos;
  • Palestras e seminários com pesquisadores renomados, ampliando a visibilidade e a atualização acadêmica do Programa;
  • Revisão e atualização curricular, com a inserção, alteração, fusão ou remoção de disciplinas, sempre com foco na excelência do aprendizado;
  • Divulgação e fortalecimento da presença do PPGSN nas redes sociais, ampliando sua visibilidade e atração para novos talentos;
  • Promoção de atividades interpessoais e de integração entre discentes e docentes, criando um ambiente colaborativo;
  • Este processo de autoavaliação, com sua abordagem sistemática e estratégica, busca garantir que o PPGSN ofereça uma formação sólida e de excelência aos seus pós-graduandos.
 

Comissão de Autoavaliação docente

A Comissão de Autoavaliação Docente do PPGSN teve como objetivo avaliar o sucesso docente e técnico nos seguintes aspectos: (1) qualidade de orientação, considerando tempo de defesa, artigos ou produtos técnicos gerados, e desistências ou transferências de orientação; (2) qualidade do ensino, por meio da análise dos questionários de autoavaliação das disciplinas; e (3) capacitação técnica, avaliando o índice de docentes ou técnicos que solicitaram afastamento para especialização.

Relatório 2023

Relatório 2024

 

Comissão de Autoavaliação discente

Relatório 2023 e 2024

 

Comissão de Acolhimento

A Comissão de Acolhimento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e as relações interpessoais dentro do corpo acadêmico. A comissão foi formada após identificar, por meio de questionários anônimos, conflitos interpessoais, casos de depressão e solicitações de desligamento entre os membros do programa. Em 2021, a comissão realizou as atividades, como palestras sobre acolhimento no ambiente acadêmico, oficinas e rodas de conversa sobre temas como ética na pesquisa, saúde mental, e comunicação entre orientando e orientador.

Relatório 2023-2024

 

Comissão de Egressos

A qualidade do egresso, incluindo o percentual de nucleação, foi analisada separadamente pela Comissão de Egressos, que se concentrou na taxa de egressos inseridos no mercado de trabalho e no tipo de ocupação remunerada exercida, seja no setor acadêmico, público ou privado.

Relatório 2021-2024