Acordos e parcerias

Atualmente, o PPGSN possui um convênio registrado na Diretoria de Relações Internacionais com o Centre for Addiction and Mental Health (CAMH), em Toronto, Canadá (número do processo SEI).

Além disso, o programa tem se destacado no desenvolvimento de projetos multicêntricos, como:

  • Saúde Urbana para a América Latina (SALURBAL), que envolve instituições de prestígio nos EUA, México, Argentina e Guatemala, resultando em como os ambientes urbanos afetam a saúde e a sustentabilidade.
  • Global Burden of Disease (GBD), uma parceria internacional que conecta pesquisadores dos EUA e Moçambique, contribuindo para a avaliação de métricas de saúde e carga global de doenças.
  • Com a criação do curso de doutorado em 2019, o PPGSN fortaleceu suas colaborações internacionais e continua buscando novas parcerias para projetos inovadores, promovendo avanços científicos e tecnológicos.
Instituições Parceiras:
  • Centre for Addiction and Mental Health (CAMH) – Canadá.
  • Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) – University of Washington (EUA).
  • Drexel University (EUA), Instituto Nacional de Salud Pública (México), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e CIIPEC/INCAP (Guatemala) – Projeto SALURBAL.
  • Universidade de Navarra (Espanha).
  • Karolinska Institutet (Suécia) e Universidad de Antioquia (Colômbia).
  • University of North Florida (EUA) e The University of Western Australia (Austrália).Epidemiology and Disease Control Division/Malaria Program Management Unit (Nepal) e Instituto de Química Rosario/CONICET (Argentina).
  • Universidad de Granada e Universidad de Navarra (Espanha).
  • Asociación Nacional de los Agricultores Pequeños (ANAP) – Cuba.

O PPGSN segue expandindo sua rede de cooperação internacional, consolidando-se como um programa de excelência científica e impacto global.

Parcerias:

1) Saúde Urbana para a América Latina (SALURBAL) – Parceria Internacional

O projeto Saúde Urbana para a América Latina (SALURBAL) é uma iniciativa internacional que investiga como os ambientes urbanos afetam a saúde e a sustentabilidade na região. A Profa. Mariana de Carvalho Menezes e a discente de doutorado Irene Carolina Justiniano representam o PPGSN nessa rede de pesquisa, contribuindo para estudos de alto impacto científico em parceria com instituições de prestígio global, como:

  • Drexel University (Filadélfia, Pensilvânia, EUA).
  • Instituto Nacional de Salud Pública (INSP) (México).
  • Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).
  • Centro para la Prevención de Enfermedades Crónicas (CIIPEC) del INCAP (Guatemala).

Essas colaborações possibilitam o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre saúde urbana e doenças crônicas, promovendo avanços na política pública e sustentabilidade urbana em países da América Latina.

2) Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) – University of Washington

O Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), vinculado à University of Washington, é uma das principais instituições globais dedicadas à avaliação de métricas de saúde e carga global de doenças.

3) Centre for Addiction and Mental Health (CAMH) – Toronto, Canadá

O Centre for Addiction and Mental Health (CAMH), localizado em Toronto, Canadá, é um dos principais centros de pesquisa em saúde mental e dependência do mundo.

O Prof. Albená Nunes, do PPGSN, mantém uma colaboração ativa com o CAMH, resultando em publicações científicas relevantes. Entre elas, destaca-se o artigo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (DOI: 10.3390/ijerph18105155), fruto do trabalho conjunto entre um egresso do PPGSN e uma equipe internacional.

4) Epidemiology and Disease Control Division/Malaria Program Management Unit – Kathmandu, Nepal & Instituto de Química Rosario, CONICET – Argentina

O Prof. André Talvani colabora com pesquisadores do Epidemiology and Disease Control Division/Malaria Program Management Unit, em Kathmandu, Nepal, contribuindo para estudos sobre epidemiologia e controle de doenças infecciosas. Além disso, ele desenvolve projetos conjuntos com o Instituto de Química Rosario, CONICET, na Argentina, ampliando a atuação do PPGSN em pesquisas voltadas para a saúde global e doenças tropicais.

5) Universidade de Navarra (UNAV) e Universidad de Granada– Espanha

A Universidade de Navarra (UNAV) é uma instituição de prestígio internacional, reconhecida por sua excelência em pesquisas na área da saúde e nutrição, com destaque para estudos epidemiológicos de grande impacto, como o SUN (Seguimiento Universidad de Navarra) e o PREDIMED (Prevenção de Doenças com Dieta Mediterrânea).

A Profa. Adriana Meireles e a Profa. Júlia Carraro, do PPGSN, mantêm colaborações científicas com as pesquisadoras Maira Bes Rastrollo e Estefanía Ainhoa Toledo Atucha, do Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad de Navarra, promovendo pesquisas na área de saúde pública e prevenção de doenças crônicas.

A Profa. Júlia Carraro também mantém parcerias internacionais com o Instituto de Neurociências da Universidad de Granada, onde contribui para estudos sobre saúde cerebral e metabolismo. Essas parcerias fortalecem a internacionalização do PPGSN, permitindo a troca de conhecimentos sobre alimentação, epidemiologia nutricional e saúde pública.

6) Karolinska Institutet (KI) – Suécia & Universidad de Antioquia – Colômbia

A Profa. Raquel de Deus fortalece a presença do PPGSN em importantes redes de pesquisa global, com colaborações ativas com:

  • Karolinska Institutet (KI), na Suécia, uma das universidades médicas mais prestigiadas do mundo, conhecida por seu papel na seleção do Prêmio Nobel de Medicina.
  • Universidade de Antioquia, na Colômbia, contribuindo para estudos sobre nutrição e saúde pública na América Latina.

7) University of North Florida – EUA & The University of Western Australia – Austrália

A Profa. Sônia Figueiredo expande a internacionalização do PPGSN por meio de parcerias estratégicas com:

  • University of North Florida (EUA), onde colabora em pesquisas na área de nutrição e saúde.
  • The University of Western Australia, fortalecendo projetos voltados para saúde global e epidemiologia nutricional.

8) Asociación Nacional de los Agricultores Pequeños (ANAP) – Cuba

A Profa. Mª Cristina Passos desenvolve um trabalho relevante com a Asociación Nacional de los Agricultores Pequeños (ANAP), em Cuba, promovendo estudos sobre segurança alimentar, sustentabilidade e impacto das práticas agrícolas na saúde pública.

 

Essas colaborações reforçam o compromisso do PPGSN com a pesquisa de excelência e a cooperação científica global, permitindo que seus discentes e docentes estejam integrados a redes acadêmicas internacionais de grande impacto.