Bolsas

Bolsas PPGSN

As bolsas disponíveis para implementação no PPGSN serão divulgadas por chamada, via e-mail, e os discentes contemplados ou interessados providenciarão os documentos referentes à implementação da bolsa, conforme cada agência de fomento.

As bolsas do PPGSN serão distribuídas conforme as prioridades abaixo:

I - Discentes e residentes pós-doutorais com dedicação exclusiva e que não realizam atividade profissional ou possuam participação societária remuneradas ou com atividade profissional remunerada, mas que esteja liberado das atividades e sem recebimento de vencimentos;

II - Discentes e residentes pós-doutorais ingressantes por ações afirmativas e/ou em condições de vulnerabilidade socioeconômica;

III - Classificação nos Processos Seletivos do PPGSN, sendo a primeira bolsa disponível distribuída para a maior nota obtida no processo seletivo, independentemente da linha de pesquisa e assim por diante.

A distribuição de bolsas envolverá dois grupos distintos, a saber: aluno em curso e aluno novo/ingressante. A prioridade será na distribuição de bolsas para os alunos em curso que atenderem as prioridades elencadas acima e, depois, para os alunos novos que atenderem as prioridades elencadas acima.

Quanto às Agências de Fomento, a ordem de distribuição das bolsas será a seguinte: FAPEMIG, CAPES e UFOP, conforme disponibilidade das bolsas.

Os discentes devem atender às exigências das agências de fomento, enviando todos os documentos solicitados pela secretaria.

O acúmulo de bolsas será permitido, mediante disponibilidade de bolsas e conforme a legislação vigente. O acúmulo de bolsas só ocorrerá após todos os discentes que atenderem às prioridades de distribuição forem contemplados. O acúmulo poderá ser cancelado a qualquer momento, caso surjam discentes/residentes pós-doutorais classificados como prioridade.

 

Obs.: É importante ressaltar que as bolsas oriundas de projetos de pesquisas aprovados por pesquisadores deverão respeitar as regras acima (dar prioridade a alunos com dedicação exclusiva e de ações afirmativas), porém, só concorrerão por essas bolsas aqueles discentes/residentes pós-doutorais orientados/supervisionados pelo professor responsável pelo projeto.

 

Informações dos documentos para as bolsas: https://propp.ufop.br/pt-br/pos-graduacao/bolsas-de-mestrado-doutorado-e-pos-doutorado

 

Legislação:

1) Distribuição e Acompanhamento de Bolsas na UFOP: Portaria PROPP/UFOP nº 08, de 01 de março de 2018

2) Obrigatoriedade de Bolsistas se inscreverem no Encontro de Saberes: Portaria PROPP/UFOP nº11, de 13 de junho de 2018

3) Acúmulo de Bolsas: Portaria Capes nº187/2023Resolução Conpep nº78/2023

 

Os Bolsistas Capes podem acompanhar o andamento da Bolsa, visualizando os dados de bolsas em andamento e finalizadas, bem como o histórico de pagamentos, no aplicativo: Bolsista Capes.

 

 


Editais Encerrados

Edital de Renovação e Concessão de Bolsas PPGSN 2020

Edital 2020

Inscrições: 03 e 04 de março de 2020

Formulário de Solicitação

Declaração de Dedicação Exclusiva

 


Resultado Final

Edital 2019

Inscrições: 25 a 27 de fevereiro (por e-mail ou na secretaria das 13h às 17h)

Modelos de Documentos:

- Formulário de Solicitação

- Plano de Trabalho

- Declaração de Dedicação Exclusiva


Edital 2018

Inscrições: 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro

Documentos necessários:

- Formulário de Solicitação

- Formulário de Indicação de Banca de Qualificação (disponível na parte de normas)

- Plano de Trabalho

- Declaração de Dedicação Exclusiva

- Relatório de Atividades

- Currículo Lattes Atualizado

- Histórico Escolar

- Carta de recomendação do orientador.