Autoavaliação

Para o quadriênio 2021-2024, o PPGSN estabeleceu as seguintes metas, reforçando sua vocação regional:

(i) consolidar o curso de doutorado, aprovado em 2019;

(ii) aumentar as publicações qualificadas dos docentes e vinculadas aos discentes, promovendo visibilidade para pesquisas com foco nas demandas regionais;

(iii) ampliar a aprovação de projetos de pesquisa em editais de fomento;

(iv) elevar o número de projetos que avaliam políticas e programas de saúde, alimentação e nutrição, com impacto local;

(v) expandir parcerias e convênios internacionais, incentivando a mobilidade acadêmica;

(vi) implementar estratégias de autoavaliação em consonância com o planejamento estratégico da UFOP;

(vii) otimizar o uso de recursos financeiros por meio de defesas por videoconferência, visando o investimento em publicações de alta qualificação; e (viii) aprimorar os indicadores para obter a nota 5, consolidando o PPGSN como um programa de referência para o desenvolvimento regional e nacional.

Para potencializar o alcance das metas estabelecidas e maximizar a performance nas avaliações quadrienais, o PPGSN implementou um processo de Autoavaliação, fundamental para o contínuo aprimoramento da qualidade acadêmica e institucional. Este processo é conduzido por seis comissões: Autoavaliação Discente, Autoavaliação Docente, Acompanhamento de Egressos, Acolhimento, Disciplinas e Estratégica de Fortalecimento.

Essas comissões desempenham um papel crucial na análise contínua e detalhada do Programa, realizando atividades regulares e elaborando relatórios que evidenciam tanto as potencialidades quanto as áreas de melhoria. Com base nesses relatórios, o PPGSN implementa ações estratégicas direcionadas ao fortalecimento do curso e ao desenvolvimento dos pós-graduandos. Dentre as iniciativas promovidas, destacam-se:

  • Cursos de curta duração voltados para o desenvolvimento de competências essenciais, como ferramentas acadêmicas e habilidades profissionais, destinados aos mestrandos e doutorandos;
  • Palestras e seminários com pesquisadores renomados, ampliando a visibilidade e a atualização acadêmica do Programa;
  • Revisão e atualização curricular, com a inserção, alteração, fusão ou remoção de disciplinas, sempre com foco na excelência do aprendizado;
  • Divulgação e fortalecimento da presença do PPGSN nas redes sociais, ampliando sua visibilidade e atração para novos talentos;
  • Promoção de atividades interpessoais e de integração entre discentes e docentes, criando um ambiente colaborativo.

Este processo de autoavaliação, com sua abordagem sistemática e estratégica, busca garantir que o PPGSN ofereça uma formação sólida e de excelência aos seus pós-graduandos.

Planejamento Estratégico

Em consonância com a Resolução Conpep nº86/2024, que institui a Política de Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFOP, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) elaborou seu Planejamento Estratégico para o período de 2025 a 2030.

O documento orienta as ações acadêmicas, administrativas e científicas do Programa, com foco na consolidação da sua excelência, no fortalecimento da formação de recursos humanos qualificados e no aprimoramento de sua inserção social e internacional. O planejamento foi construído considerando as diretrizes institucionais, os desafios atuais da pós-graduação brasileira e as especificidades da área de Saúde e Nutrição.

Eixos Estratégicos: o Planejamento 2025-2030 do PPGSN está estruturado em cinco eixos estratégicos:

  1. Formação Acadêmica e Qualificação Discente
  2. Produção Científica e Inovação
  3. Internacionalização
  4. Inserção Social e Impacto Regional
  5. Gestão e Sustentabilidade do Programa

Metas Prioritárias: entre as principais metas estabelecidas para o período 2025-2030, destacam-se:

  • Ampliar a taxa de titulação e reduzir a evasão discente;
  • Incentivar a publicação de artigos em periódicos de alto impacto;
  • Fortalecer redes de cooperação nacional e internacional;
  • Estimular projetos com interface direta com demandas sociais e de saúde pública;
  • Aperfeiçoar os processos de gestão acadêmica e administrativa do Programa.

Mais informações: Planejamento Estratégico PPGSN 2025 - 2030