Participe da coleta do Coorte de Universidades Mineiras (Estudo CUME)

Maio 15, 2024

A Coorte de Universidade Mineiras (Estudo CUME) está em período de coleta de dados e recrutamento de participantes. Para participar, egressos das universidades UFV, UFMG, UFOP, UFJF, UNIFAL, UFVJM, UFLA, UFES, UFRGS e UFPR devem responder o questionário que está sendo enviado por e-mail. Além disso, a participação também pode ser realizada por meio do cadastro no site oficial do estudo (www.projetocume.com.br) desde que seja egresso de uma das universidades supracitadas.

O Estudo CUME é um estudo longitudinal brasileiro com mais de 8 mil participantes que tem como objetivo avaliar o impacto do padrão alimentar brasileiro na ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis. Em 2024, o Estudo CUME se expandiu, dando início ao CUME Plus. Esse processo é marcado pela inserção de instituições federais de ensino superior de outros estados brasileiros, sendo elas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A cada dois anos o estudo envia novos questionários a fim de avaliar as mudanças clínicas e epidemiológicas.

Contamos com a sua participação!

Não deixe de acompanhar as novidades por meio da nossa rede social @projeto_cume.

A equipe CUME desde já agradece seu apoio!