O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição possui dois laboratórios para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. São eles:

 

Laboratório Multiusuário de Pesquisa da Escola de Nutrição

Coordenador: Gustavo Silveira Breguez (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O laboratório, localizado na sala 02 da Escola de Nutrição, foi estruturado tendo como objetivos o desenvolvimento de atividades de pesquisa voltadas para a análise de alimentos e avaliação metabólica do PPGSN. Estão disponíveis os equipamentos abaixo:

- Balanças analíticas

- Banho-maria

- Bloco digestor acoplado à neutralizador de gases

- Centrífugas refrigeradas

- Destiladores de nitrogênio

- Determinadores de gordura

- Espectrofotômetros (incluindo de microplacas)

- Estufas de secagem e esterilização

- Forno mufla

- Purificador de água por osmose reversa

Pesquisadores (docentes e discentes) de toda a comunidade científica da UFOP e de outras instituições do país podem solicitar o uso, por meio de agendamento prévio com o coordenador do laboratório, seguindo o Regulamento de utilização e as Normas de boas práticas do Laboratório Multiusuário.       

 

Laboratório de Avaliação Nutricional e Metabólica

Coordenadores: Profa. Lenice Kappes Becker (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

                          Prof. Daniel Barbosa Coelho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O laboratório foi estruturado tendo como objetivos o desenvolvimento de atividades de pesquisa voltadas para a avaliação nutricional e medida de consumo energético diário, através da calorimetria indireta, seguindo o Regulamento de utilização e as Normas de boas práticas do Laboratório. Estão disponíveis os equipamentos abaixo:

- Analisador de gases;

- Esteira ergométrica. 

Pesquisadores da UFOP e de outras instituições do país podem solicitar o uso, por meio de agendamento prévio com um dos coordenadores do laboratório, seguindo o regulamento de utilização e as normas de boas práticas.

       


Além disso, há outros laboratórios parceiros do Programa para a realização das pesquisas do Mestrado:

Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos

Coordenadora: Profa. Patrícia Aparecida Pimenta Pereira

O laboratório destina-se às aulas práticas da disciplina Análise Sensorial de Alimentos e à avaliação de produtos desenvolvidos em projetos executados por alunos dos cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Nutrição. O laboratório contém cabines para avaliação individual, salas de discussão, preparo e distribuição de amostras.

 

Laboratório de Epidemiologia das Doenças Parasitárias

Coordenador: Prof. George Luiz Lins Machado Coelho e Profa. Carolina Coimbra Marinho

No laboratório de Epidemiologia das doenças parasitárias são realizados estudos populacionais, enfocando a distribuição espaço-temporal das doenças e seus fatores determinantes, assim como, ensaios clínicos para avaliação da eficácia de produtos terapêuticos ou de prevenção.

 

Laboratório de Fisiopatologia Molecular

Coordenador: Prof. George Luiz Lins Machado Coelho

O laboratório desenvolve pesquisas na área de Epidemiologia Molecular atuando principalmente em diagnóstico molecular e prevalência de doenças parasitárias (leishmaniose e riquetsiose), virulência de bactérias e estudos populacionais para estimar a prevalência de marcadores moleculares para o risco de doenças cardiovasculares e seus fatores de risco.

 

Laboratório de Psicofisiologia (LAPF)

Coordenadora: Profa. Gabriela Guerra Leal de Souza

O LAPF foi criado no final de 2012 com recursos provenientes do CNPq. Encontra-se localizado no consultório 05 do Centro de Saúde da UFOP. A psicofisiologia é uma área do conhecimento que compartilha conceitos entre a Psicologia e a Fisiologia. Ela tem por objetivo fundamental a busca pelas bases neurofisiológicas do comportamento humano. O laboratório possui equipamentos para registro das respostas fisiológicas, relacionadas ao sistema nervoso autônomo, tais como, eletrocardiograma, respiração, condutância da pele e fluxo sanguíneo periférico. Os projetos desenvolvidos nesse laboratório contam com a colaboração de pesquisadores de outros laboratórios da UFOP e também de outras instituições nacionais e estrangeiras. 

 

Laboratório de Nutrição Experimental (Labnex)

Coordenador: Prof. Marcelo Eustáquio Silva

O laboratório foi implantado no início dos anos oitenta, juntamente com a criação do curso de Nutrição na UFOP. Desde o início, ele foi se constituindo como o centro da pesquisa em nutrição. No início, não existia pós-graduação na área de "ciência da vida" na UFOP, assim neste período o laboratório se dedicava à iniciação científica. Com a criação do NUPEB (Núcleo de Pesquisa em Biologia) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, o Labnex passou a receber mestrandos e, posteriormente, doutorandos. Isto se consolidou com a criação da Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Hoje com mais de trinta anos de existência, foi centro de pesquisa de: 08 doutores, 23 mestres, 25 alunos de iniciação científica e 05 alunos de graduação que realizaram seus trabalhos de conclusão de curso. Com isso, foram publicados até o momento 138 artigos originais em periódicos científicos.

 

Laboratório de Bioquímica Metabólica (LBM)

Coordenadoras: Profa. Daniela Caldeira Costa e Profa. Maria Lúcia Pedrosa

O LBM desenvolve projetos de pesquisa multidisciplinares associado às seguintes áreas: Bioquímica e Biologia Molecular, Nutrição e Farmacologia. Desenvolve projetos de pesquisas relacionados às ações de nutrientes, alimentos, extratos de plantas medicinais e fármacos sobre alterações metabólicas e/ou orgânicas como, dislipidemias, diabetes, sepse e intoxicações por xenobióticos, visando a elucidação do papel do estresse oxidativo nestas doenças e/ou disfunções. 

 

Laboratório de Fisiologia do Exercício e Biomecânica do desempenho (LABIFEBIO)

Coordenadores: Profa. Lenice Kappes Becker e Prof. Daniel Barbosa Coelho

O Laboratório de Fisiologia do exercício foi criado em 2010 juntamente com o grupo de estudos sobre o tema e desenvolve pesquisa sobre fisiologia com modelo humano e animal. Posteriormente, em 2014, as pesquisas sobre desempenho humano aumentaram e uma linha de investigação sobre o desempenho biomecânico no rendimento esportivo foi incrementada. O LABFEBIO, além de desenvolver pesquisas ,também presta consultoria para a comunidade esportiva e equipes.
Na atualidade são realizados no laboratório as avaliações:
- Bioquímicas diversas.
- Ergoespirometria direta (VO2máx).
- Limiar anaeróbico.
- Gasto metabólico basal.
- Avaliação da força máxima (células de força e testes de saltos).
- Estabilometria (equilíbrio estático).
- Eletromiografia.
- Antropometria.
- Perfil genético.