Egressa do Doutorado publica artigo sobre Ambientes Alimentares

 
A egressa de doutorado do PPGSN, Melissa Luciana de Araújo, publicou o artigo intitulado: "Dinâmicas de abastecimento nos sistemas alimentares em Belo Horizonte", fruto do doutorado, orientado pelas pesquisadoras Dra. Milene Cristine Pessoa e Dra. Catia Grisa. O artigo foi publicado no periódico Confins Revista Franco-Brasileira de Geografia.
 
O objetivo do estudo foi analisar as transformações históricas e as dinâmicas recentes do abastecimento alimentar de Belo Horizonte e associar tais dinâmicas a diferentes configurações de sistemas alimentares (moderno, misto e tradicional).
 
Resultados apresentados: Os resultados mostram grandes transformações nas dinâmicas de abastecimento alimentar do município ao longo do século XX, ganhando relevância os alimentos e os elementos associados aos sistemas alimentares modernos. Com efeito, atualmente destaca-se a presença do comércio varejista, seguido pelas empresas especializadas em alimentos e comércio atacadista, os quais vinculam-se fundamentalmente aos sistemas alimentares mistos e modernos. Permeando tais dinâmicas, em menor expressividade numérica, também se encontram políticas públicas de comercialização e acesso aos alimentos, as quais vinculam-se fundamentalmente aos sistemas alimentares mistos e tradicionais.
 
Ficou interessado em saber mais sobre o artigo? Acesse o link para maiores informações: