Integrantes do Laboratório de Psicofisiologia da UFOP publicam artigo na Scientific Reports

 

As integrantes e colaboradoras do Laboratório de Psicofisiologia (UFOP) publicaram o artigo intitulado "Pictures of social interaction prompt a sustained increase of the smile expression and induce sociability" no dia 09 de março de 2021, na renomada revista Scientific Reports, da editora Nature. A pesquisa reporta os dados coletados durante a realização do mestrado de Bruna Eugênia Ferreira Mota (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição) e do doutorado de Kíssyla Christine Duarte Lacerda (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas). O trabalho orientado pela professora Gabriela Guerra Leal de Souza (Departamento de Ciências Biológicas da UFOP) contou com a colaboração de pesquisadoras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Através de dois estudos, o artigo investigou se pistas de interação social, por meio de cenas de indivíduos interagindo diretamente, são capazes de modular as expressões de sorriso e franzir o cenho, avaliadas pelas contrações dos músculos faciais zigomático maior e corrugador do supercílio. Além disso, as pesquisadoras investigaram a influência dos traços individuais de empatia e frequência de toque social sobre as expressões faciais, bem como a influência das pistas de interação social nos estados de humor.

O estudo demonstrou pela primeira vez que cenas de interação social são capazes de causar aumento sustentado da expressão de sorriso em indivíduos saudáveis e aumentar a sociabilidade e o altruísmo. Além disso, foi demonstrado que indivíduos com maiores níveis de empatia e toque social autorrelatados têm a expressão de sorriso facilitada diante estímulos de interação social.

O trabalho na íntegra pode ser acessado pelo link: https://www.nature.com/articles/s41598-021-84880-9

Para mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Psicofisiologia acesse: https://www.instagram.com/labpsicofisiologia_ufop/ e http://www.lapf.nupeb.ufop.br/