Publicação de Artigo sobre Expectativa de Vida e Mortalidade - Profa. Mariana Carvalho Menezes

A Profa. Dra. Mariana Carvalho de Menezes é pesquisadora colaboradora do projeto SALURBAL, que é financiado pelo edital “Our Planet, Our Health” da Fundação Wellcome Trust e é ligado à rede Latino Americana de Saúde Urbana. O projeto possui um caráter de colaboração multinacional interdisciplinar entre 7 países da América Latina (além de parceiros acadêmicos dos EUA e entidades das Nações Unidas) com o objetivo de promover e disseminar evidências sobre como as mudanças nos ambientes urbanos afetam a saúde, iniquidades sociais na saúde e a sustentabilidade ambiental do planeta; apoiando políticas urbanas que promovem a saúde e a equidade na saúde nas região e, ao mesmo tempo, geram conhecimento generalizável para áreas urbanas em todo o mundo.

Dentre os resultados já publicados do projeto, um estudo publicado em janeiro na revista Nature Medicine (com fator de impacto de 36) analisou variabilidade e preditores de expectativa de vida e mortalidade proporcional em 363 cidades de nove países na América Latina. A expectativa de vida foi substancialmente diferente entre as cidades do mesmo país. No caso do Brasil, a expectativa de vida variou com grande magnitude entre as regiões, com a média aumentando do Norte para o Sul do país.

“No Brasil, o padrão é quase como uma espiral. Começa com uma proporção maior de mortes por doenças transmissíveis no Norte, depois mais violência no Nordeste, mais doenças não infecciosas e cardiovasculares no Sudeste e mais câncer no Sul. Isso também segue, de certo modo, os padrões de nível sócio-econômico das regiões", explicou Usama Bilal, primeiro autor do paper, para o BBC.

Artigo: https://www.nature.com/articles/s41591-020-01214-4

Reportagem BBC: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55941008
Reportagem El Pais: https://elpais.com/ciencia/2021-01-25/la-desigualdad-de-las-ciudades-latinoamericanas-de-la-longevidad-de-alemania-a-la-violencia-de-irak.html