É com grande satisfação que informamos que a egressa do doutorado Thaís da Silva Sabião, orientada pela Profa. Júlia Cristina Cardoso Carraro e coorientada pelo Prof. George Luiz Lins Machado Coelho, foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese 2025 na área de Nutrição.
A tese, intitulada “Associação de fatores sociais e biológicos com transtornos de ansiedade e depressão: ênfase na insegurança alimentar e no metabolismo da vitamina D”, analisou fatores associados aos transtornos de ansiedade e depressão, com foco na insegurança alimentar e ano metabolismo da vitamina D.
O trabalho utilizou dados de dois estudos: o inquérito brasileiro COVID-Inconfidentes (transversal) e a coorte espanhola Estudo SUN (longitudinal). Entre os principais achados, a insegurança alimentar mostrou forte associação com sintomas de TAG e TDM, especialmente em grupos socialmente vulneráveis. Embora não tenha sido encontrada associação direta entre vitamina D e sintomas mentais no estudo transversal, análises de interação destacaram sua interação complexa com polimorfismos de genes do metabolismo da vitamina D e a influência de hábitos de vida. No estudo longitudinal, evidenciou-se uma possível relação causal entre deficiência de vitamina D e depressão, com maior risco entre mulheres.
Parabenizamos Thaís, Júlia e George por esta importante conquista e pelo reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido!
Para acessar a Tese completa: https://www.repositorio.ufop.br/items/f0badf69-f1be-4a6b-9966-4da2dc41c981
Para acessar o Resultado do Prêmio Capes de Tese: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/resultado-do-premio-capes-de-tese-2025-e-divulgado