Egressa do PPGSN publica artigo sobre condições de saúde e segurança alimentar nutricional de agricultores familiares em revista A1

 

A egressa de mestrado e atual doutoranda do PPGSN, Aniele Magata Pinheiro, publicou o artigo intitulado: “Percepção de agricultores familiares impactados pela mineração em tempos de Covid-19 sobre suas condições de saúde e segurança alimentar e nutricional: um estudo nos municípios de Mariana e Ouro Preto", fruto da dissertação de mestrado, orientada pelas pesquisadoras Maria Cristina Passos e Marília Alfenas de Oliveira Sírio. O artigo foi publicado no periódico Confins Revista Franco-Brasileira de Geografia, com Qualis Capes A1.

O objetivo do estudo foi  conhecer as percepções de agricultores familiares em Mariana e Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, Brasil, impactados pela mineração e pela pandemia de COVID-19 sobre suas condições de saúde e segurança alimentar e nutricional (SAN).

Resultados apresentados:  A análise de conteúdo revelou que a população do estudo percebeu os impactos dos eventos considerados sobre suas condições de trabalho, renda e acesso aos alimentos, bem como sobre suas condições de vida, saúde e lazer. Em relação ao rompimento da barragem, os efeitos são mais diretos e evidentes para os agricultores familiares de Mariana, enquanto em relação à pandemia, os efeitos são percebidos por agricultores de ambos os municípios. No que se refere às condições de SAN, a TRIA detectou 12,5% dos domicílios em risco de Insegurança Alimentar e a EBIA revelou 25% de insegurança alimentar leve. Os resultados revelaram que os eventos repercutiram, de maneira direta ou indireta, nas condições de vida, saúde e nutrição dos agricultores familiares e de suas famílias.

Acesse o link para maiores informações: https://journals.openedition.org/confins/59127