Blog

Coletânea de Receitas do projeto: Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (ESANP)

A equipe do Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (ESANP) compartilha com a comunidade a coletânea de receitas do projeto, um fruto do trabalho promovido por integrantes do PPGSN, dentre eles as professoras Raquel Mendonça e Adriana Meireles, como supervisoras, professoras Mariana Menezes e Natália Caldeira como colaboradoras, e as doutorandas Érica Rodrigues, Priscila Pena e Irene Justiniano, integrantes do projeto.
O projeto ESANP surgiu da dúvida das pesquisadoras da Escola de Nutrição/UFOP sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na segurança...

Leia mais sobre Coletânea de Receitas do projeto: Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (ESANP)

UFOP colabora com o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023: “Normas alimentares salvam vidas”

Acontecerá na próxima semana uma ação conjunta de extensão, entre várias instituições no Brasil, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023, com a temática: “Normas alimentares salvam vidas”.

No momento 1, haverá a divulgação das cinco chaves para uma alimentação mais segura, estabelecidas pela OMS. Várias atividades serão conduzidas em diferentes municípios no Brasil (a partir de oficinas práticas, palestras, distribuição de materiais informativos, etc, em diferentes cenários como alimentação escolar, restaurantes, universidades,...

Leia mais sobre UFOP colabora com o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023: “Normas alimentares salvam vidas”

Egressa do mestrado do PPGSN integra coorte de jovens cientistas do Fórum Mundial da Alimentação

A egressa do mestrado do PPGSN, Ana Luiza Gomes Domingos, foi selecionada para integrar a Segunda Coorte de Jovens Cientistas do Fórum Mundial da Alimentação (World Food Forum - WFF Young Scientists Group, 2023-2025).

Fonte e mais informações: https://www2.dti.ufv.br/noticias/...

Leia mais sobre Egressa do mestrado do PPGSN integra coorte de jovens cientistas do Fórum Mundial da Alimentação

Egresso e docente do PPGSN publicam artigo com alto fator de impacto na revista Life Sciences

 

O egresso de mestrado do PPGSN, Pedro Alves Machado Júnior, e seu orientador, professor Frank Silva Bezerra publicaram o artigo intitulado: "The deleterious impact of exposure to different inhaled anesthetics is time dependet" na revista Life Sciences que possui fator de impacto de 6,78. O artigo contou com a colaboração de integrantes do Laboratório de Fisiopatologia Experimental - LAFEx da UFOP.

O artigo é produto da pesquisa de mestrado do Pedro no PPGSN!

... Leia mais sobre Egresso e docente do PPGSN publicam artigo com alto fator de impacto na revista Life Sciences

Pesquisadores do Laboratório de Psicofisiologia colaboram em estudo publicado sobre resposta emocional a alimentos ultraprocessados

Pesquisadores do Laboratório de Psicofisiologia colaboram em estudo publicado sobre resposta emocional a alimentos ultraprocessados

No mundo em que vivemos estamos expostos constantemente a alimentos ultraprocessados, que são aqueles que possuem uma lista de ingredientes enorme e com vários componentes químicos que não temos na cozinha de nossas casas. O consumo desses alimentos já foi fortemente associado a danos à saúde e ao meio ambiente. 

Mas o que nos leva a consumir estes alimentos em detrimento de outros mais saudáveis e sustentáveis?...

Leia mais sobre Pesquisadores do Laboratório de Psicofisiologia colaboram em estudo publicado sobre resposta emocional a alimentos ultraprocessados

ESANP- Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19

O  ESANP é um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa e Ensino em
Nutrição e Saúde Coletiva - GPENSC/UFOP em parceria com as Secretarias
Municipais de Educação de Mariana e Ouro Preto. O objetivo é monitorar a
situação de segurança alimentar e nutricional nos domicílios dos alunos
durante e após a pandemia de COVID-19.

Duas etapas já ocorreram e avaliamos: condições socioeconômicas,
insegurança alimentar, condições de enfrentamento da pandemia,
acesso/disponibilidade de alimentos e o comportamento sedentário.

Enviamos os...

Leia mais sobre ESANP- Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19

Comissão de Acolhimento PPGSN: Realização de Palestra: "Desafios para o nosso cérebro durante o período de distanciamento social"

 

A Comissão de Acolhimento do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição realizou nesta terça-feira, 24 de agosto, a atividade intitulada "Desafios para o nosso cérebro durante o período de distanciamento social", facilitada pela Professora Doutora Luciana Hoffert (DECBI-UFOP). 

Com a presença de discentes e docentes do PPGSN, foi promovida uma conversa interativa sobre os desafios gerados pelo distanciamento social no processo de ensino e aprendizagem. O corpo acadêmico do PPGSN se uniu em uma discussão produtiva e acolhedora, visando...

Leia mais sobre Comissão de Acolhimento PPGSN: Realização de Palestra: "Desafios para o nosso cérebro durante o período de distanciamento social"